Não sou mineira, mas nasci em Itumbiara, uma cidade goiana, com muita influência do Triângulo Mineiro. Além de ser filha e neta de mineiras, claro que minhas tradições culinárias, como o Rio Paranaíba, estão entre Minas Gerais e Goiás.
Sempre que ia à casa de minha avó Alzira, degustava seu maravilhoso pão de queijo, e darei os créditos também à Tia Joana, a ajudante e amiga de minha avó há mais de cinquenta anos.
É uma receita de família, e todas as minhas nove "tias maternas" têm essa receita guardada na cabeça, vou passar pra vocês!
"Pão de queijo da Vovó Alzira"
Ingredientes:
- 4 copos (americano) de queijo curado ralado;
- 4 copos (americano) de polvilho;
- 1 copo (americano) de leite;
- 1 copo (americano) de água;
- 1 copo (americano) de óleo;
- 3 ou 4 ovos;
- sal.
Preparo:
Coloque o leite, a água, o óleo e o sal para ferver. Depois escalde o polvilho com a mistura. Deixe esfriar. Depois jogue o queijo e amasse junto com os ovos, até dar o ponto. O ponto é quando apertá-lo na mão ele não esfarinhar, tome cuidado para não ficar muito mole. Enrole, untando a mão com óleo. Colocar em forno 180°, pré aquecido por 15 minutos. Retirar do forno quando dourar.
Toque especial:
Se quiser que seu pão de queijo fique rajado, polvilhe o queijo ralado mais grosso sobre eles antes de irem para o forno.
Dica:
Servir com café passado na hora adoçado com rapadura.
2 comentários:
Adoçado com rapadura... Quer coisa melhor... Fora o pão de queijo que nesses tempos de Bunchens e que tais, só seu irmão Edinho, magro de lindo...
Ola Larrisa, ainda nao tinha vizitado seu blog com receitas, mas adorei, e adorei tambem as referencias que voce fez, a vovo Alzira e claro a Joana, que pessoa maravilhosa, que dedicacao a familia ela e uma pessao muito especial, com carinho Helaine.
Postar um comentário